O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março e costuma trazer um aumento considerável nas vendas de empresas que pensam na estratégia certa para fazer os seus clientes se sentirem valorizados. Promoções, incentivos (brindes, descontos) e condições especiais são alguns exemplos de como aquecer o consumo em seu negócio, mas vale lembrar que tudo isso necessita de um planejamento prévio.
A data é uma homenagem ao direito dos consumidores e tem o objetivo de exaltar relações justas entre as empresas e seus clientes. Por isso, é importante pensar no lucro, mas é ainda mais fundamental lembrar do objetivo principal dessa data comemorativa. No Brasil, essa época do ano chega a se equiparar a Black Friday quando o assunto é o lucro das empresas e oportunidade de compras, então você provavelmente vai ter uma alta nas vendas, mesmo sem investir em nada.
Entretanto, adotando uma estratégia bem direcionada você pode expandir este potencial e garantir um sucesso ainda maior. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você possa impulsionar as vendas neste Dia do Consumidor e lucrar bem satisfazendo os seus clientes:
1 – Use a Semana do Consumidor a seu favor
Mais do que um dia pontual, usar a semana inteira é muito mais vantajoso. Uma semana de vendas, acompanhado de uma boa campanha é a receita certa para o sucesso. Prepare-se bem, toda a sua empresa e funcionários precisam estar no mesmo ritmo e prontos para a campanha proposta e o trabalho que virá junto com ela para a Semana do Consumidor da sua empresa.
2 – Valorize os seus clientes
A forma como os seus clientes são tratados pode fazer toda a diferença, principalmente se a sua empresa possui uma forma de feedback. Clientes satisfeitos gostam de demonstrar a sua satisfação e isso pode ser usado em sua campanha para atrair novos consumidores. Uma boa ideia é entrar em contato com aqueles que são mais fiéis através de uma mensagem personalizada que os valorize e mostre o quanto são importantes para a sua marca.
3 – Pense em promoções que possam beneficiar os seus clientes
Se trabalha com vendas, talvez um desconto no frete, ou até fixar o valor pode ser uma boa proposta. Pense nas demandas dos seus clientes e tente realizar o que for benéfico para ambos os lados nesta semana. Essa ação simples tem o potencial de atrair mais clientes. Seja estratégico e pense como o seu consumidor. O que fará ele feliz e satisfeito? Você deve usar a resposta a seu favor!
4 – Use as redes sociais
Uma equipe de marketing vai agregar muito na sua campanha. Sair dos clichês é essencial, principalmente quando se faz campanhas em redes sociais. Que tal tentar levar sua campanha para o Instagram? Facebook? Ou ser ousado, e ir para o TikTok? Use a sua criatividade e a ajuda dos seus colaboradores mais criativos para agregar na estratégia de uma equipe especializada. Assim, você consegue fugir do óbvio e gera algo que pode chamar a atenção das pessoas para a sua campanha de Dia do Consumidor.
Essas foram algumas dicas que reunimos e que podem potencializar as suas vendas no Dia do Consumidor. Mas é importante ressaltar que nada disso se concretiza sem um planejamento prévio, como já mencionamos anteriormente.
Se estiver procurando uma empresa de Marketing capaz de auxiliar na estratégia de datas importantes para o consumo, entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para atender todas as necessidades da sua marca!