Planejamento Empresarial

Planejamento e definição de metas para empresas

Ter consciência do seu empreendimento é algo essencial para donos de negócio. Saber onde se erra e onde acerta é necessário para que seja possível repetir os acertos e consertar os erros. Por isso, saber estabelecer objetivos, definir um plano, analisar os resultados e aplicar o seu aprendizado são fatores indispensáveis e que, com toda certeza, vão melhorar não só o seu desempenho, mas também o dos seus funcionários e o rendimento da sua empresa como um todo.

Todos que querem iniciar um negócio, ou que já têm um, sabem que organização e planejamento são elementos fundamentais para o crescimento de uma empresa.

Quando uma empresa trabalha sem um planejamento, muitos dos resultados podem acabar não fazendo sentido, e por não fazerem sentido, não são possíveis de uma tentativa de repetição futura.

Por exemplo, se há bons resultados sem planejamento, não se sabe quais os métodos utilizados para alcançar aquele sucesso. Da mesma forma, quando há resultados negativos, não se sabe onde houve falha para uma tentativa de reparo ou até mesmo evitar a reincidência.

A falta dessa consciência de causa e consequência entre os resultados alcançados e os que eram esperados, pode levar a uma tentativa de resolução que acabe piorando a situação.

Por isso, é fundamental elaborar um plano de metas para a sua empresa e observar os resultados de forma inteligente. E para ajudar com esses procedimentos trouxemos algumas dicas valiosas:

1° Saiba estabelecer objetivos.

Os objetivos precisam ser definidos de forma estratégica e lógica. Metas empresariais em um primeiro plano devem envolver um espaço de tempo de médio-longo prazo (até cinco anos).

Esses objetivos devem ser elaborados a partir de uma análise da situação atual e uma hipótese de possível evolução dela. Alguns exemplos podem ser:

“Dobrar o número de vendas”, “Sair de uma situação de endividamento”, “Aumentar o capital o suficiente para abrir uma filial em outra cidade”, tudo isso pode ser pensado, mas com a mentalidade de um médio-longo prazo.

2° Defina um plano.

Não adianta estabelecer metas sem pensar em um plano para alcançá-las. Então, por exemplo, se sua meta é triplicar a visibilidade da sua marca em até três anos, você deve começar a traçar planos para que isso se torne realidade.

Fazer um orçamento para que parte do rendimento da empresa possa ser direcionado ao cumprimento do objetivo. Seja contratar uma boa empresa de marketing, um anúncio na TV, campanhas no Google Ads, algo que possa chegar no seu público-alvo.

Não se esqueça de que as metas de longo prazo serão concluídas através de metas anuais que, gradualmente, culminarão em algo maior. Então planeje tudo muito bem!

Deve-se ter em mente que uma empresa que trabalha com metas, trabalha com prioridades definidas e isso organiza o fluxo de trabalho, melhora o desempenho não só da instituição como um todo, mas também de seus funcionários. Afinal, não existe maneira melhor de incentivar os funcionários do que estabelecer metas, assim todos podem trabalhar pelo mesmo objetivo.

Ter metas é vantajoso para todos os lados!

3° Analise os resultados.

Defina os principais KPI`s para seus objetivos e observe o quanto tudo está rendendo. Faça uma projeção do quanto aquilo pode variar até o final de um período estipulado. Dessa forma, você pode analisar se tudo está indo conforme o plano ou não. Assim é possível ter uma visão panorâmica da situação do seu negócio em curtos períodos, seja mensalmente, ou até em períodos menores caso necessário.

Essa fiscalização é muito importante, principalmente quando se leva em consideração a próxima dica…

4° Aplique o seu aprendizado.

Quando você põe o seu plano em prática, você descobre muitas coisas sobre o comportamento não só da sua empresa quanto do público-alvo, funcionários, movimentações, etc. Ter um plano e organizar todos os objetivos e esforços da sua empresa para alcançá-los pode trazer uma visão panorâmica que antes você não tinha. Desta forma você pode corrigir comportamentos e ações que antes você pensava que eram benéficas, mas que percebeu serem prejudiciais para o seu negócio.

Essas são dicas que se levadas com esforço e disciplina podem reverter a situação de uma empresa, ou até mesmo ajudar a seguir com mais estabilidade até alcançar o seu objetivo almejado!

E como está o planejamento de 2022 para sua empresa? Conta pra gente!

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