A Páscoa ainda tem uma imagem muito atrelada à venda de chocolates, mas pouco se fala sobre como este período também traz um aumento considerável na venda de quase todos os produtos, principalmente no e-commerce. Por isso, trouxemos dicas de como usar essa data a seu favor e elaborar a melhor estratégia de marketing e produção para alcançar grandes resultados na Páscoa.
1 – Planeje tudo com antecedência
Já fizemos alguns posts abordando a importância de um bom planejamento (veja aqui), especialmente se for prévio ao período escolhido para início da campanha de marketing. Deve-se iniciar pensando em como o seu produto ou serviço pode ressoar com o período. No caso da Páscoa, existem muitas opções a serem escolhidas, até por ser um período amplo, três dias de feriado e com temas “distintos” (se é que se pode dizer isso).
Além do coelhinho, dos chocolates e da cenoura, que são símbolos convencionais, é possível pensar a data de forma abstrata, com sentimentos como gratidão e conforto. E tudo isso pode ser desenvolvido de maneira que combine com a sua marca e produto, mas é preciso que seja pensado com antecedência para que haja tempo hábil para desenvolver o trabalho de forma criativa e efetiva.
2 – Use técnicas clássicas para ganhar visibilidade
Campanha nas redes sociais, e-mail marketing, promoções imperdíveis, tudo isso pode aumentar a sua visibilidade nesta época do ano e, como consequência, aumentar suas vendas e fidelizar mais clientes.
Use tudo isso de acordo com as dicas do primeiro tópico e você poderá criar algo alinhado à sua identidade visual. É sempre bom trabalhar ao lado de especialistas nessa parte para que não fique algo extremamente genérico, incoerente ou esteticamente ruim.
Uma campanha temática no Instagram/Facebook pode chamar bastante atenção. Além disso, quando se trata de e-mail marketing é ótimo utilizar símbolos que remetem à Páscoa. Afinal, quem vai ignorar o e-mail de um coelhinho fofinho trazendo uma promoção de produto na caixa de entrada?
E quando se trata de promoções, você deve pensar nas melhores opções para a sua empresa, aquelas que vão chamar mais a atenção dos seus clientes. Então, você pode distribuir brindes, descontos simples, ou até mesmo crescentes (quanto mais se compra, maior o desconto). É importante usar a sua criatividade para promover essas ações, mas verifique se o seu orçamento é compatível com ela.
E dependendo do seu tipo de negócio existem muitas outras opções, como descontos em viagens, matrículas gratuitas/com desconto, um dia de spa, ou desconto em alguma academia parceira. Esse tipo de iniciativa pode ser um diferencial muito grande na visibilidade do seu negócio e alavancar a movimentação no estabelecimento.
3 – Contrate uma equipe de marketing
Apesar de dicas muito úteis, nem tudo pode ser feito apenas por você e seus funcionários, por isso, é necessário o trabalho de pessoas da área. O marketing promocional da sua empresa não vai estar em 100% de aproveitamento se você não contar com uma equipe especializada.
Por isso, é sempre bom ter em mente uma empresa de marketing que vá te ajudar a manter suas redes sociais movimentadas, seu site estável e funcionando bem, com bastantes visitas, além de checar a imagem da empresa e mantê-la sempre nas melhores condições.
E a Conversa Marketing pode te ajudar nisso! A nossa equipe está preparada para guiá-lo por todo o processo de uma campanha, desde a criação de uma identidade visual até manutenção das redes sociais. Entre em contato!