O que são metodologias ágeis?

Se a sua empresa está buscando melhores resultados e aumento na produtividade, as metodologias ágeis podem ser o que você está precisando!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Se a sua empresa está buscando melhores resultados e aumento na produtividade, as metodologias ágeis podem ser o que você está precisando!

Por conta da revolução industrial, conhecida como indústria 4.0, as empresas precisaram evoluir seus métodos em busca de processos mais eficientes. Assim, as metodologias ágeis chegaram com o intuito de resolver processos organizados em etapas de produção muito longas, problemas com definição de entregas, comunicações pobres entre as equipes e o desalinhamento de informações entre o time interno e os clientes.

Resumindo, as metodologias ágeis propõem ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe.

Quais as vantagens de implementação dos métodos ágeis?

1- Agilidade nas entregas e prazos menores
2- Previsão de cronograma e custos
3- Antecipação de entregas e das partes funcionais do produto final
4- Participação de clientes no desenvolvimento
5- Customização do produto para entender as necessidades específicas
6- Minimiza a possibilidade de insatisfação

> Principais métodos ágeis

SCRUM
O Scrum pode ser integrado a outros métodos ágeis e pode ser aplicado tanto no desenvolvimento de softwares quanto em qualquer ambiente de trabalho, um dos métodos mais utilizados atualmente.

Método Scrum

LEAN
O método Lean tem como foco principal, identificar e eliminar de forma eficiente os desperdícios dentro de uma organização ou na realização de algum projeto.

Método Lean


KANBAN
O Kanban é composto por checklists e oferece uma ótima visão de todo o projeto que está sendo desenvolvido. Ele é um dos métodos mais ágeis e simples utilizados atualmente, principalmente na área de comunicação e marketing!

Método Kanban

SMART
A metodologia Smart é reconhecida por ser uma boa alternativa para criar objetos realistas e possíveis de serem atingidos por sua empresa. Ele se baseia em cinco princípios que são indicados pelas letras do seu nome.

Método Smart

A metodologia ágil foi uma alternativa encontrada quando observaram que a forma convencional de desenvolvimento de softwares estava gerando um grande número de falhas, rejeições e retrabalhos. Além disso, diversas funcionalidades dos softwares ficavam sem ser utilizadas, ou seja, muita energia era empreendida sem nenhum retorno.

Aqui na Conversa Marketing somos heavy user do Kanban, ele está presente diariamente na nossa rotina! Nós utilizamos a plataforma chamada Trello, talvez umas das mais utilizadas hoje em dia. O Kanban nos ajuda com a organização dos projetos dos clientes e tem sido nosso aliado desde sempre.

Quer aprender mais sobre os métodos ágeis? Deixe nos comentários qual deles você gostaria de saber mais detalhes!

A sua empresa está pronta para deixar o dia a dia mais ágil? Conte com a Conversa para criar estratégias relevantes para o seu negócio. Entre em contato aqui e vamos conversar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *