O que é o Marketing B2B?

O Marketing B2B é a aplicação de uma estratégia de marketing para vender para outra empresa. Para falar deste tipo de marketing, antes é preciso definir o que é o B2B: é quando uma organização compra um serviço ou produto de outra para otimizar os processos do negócio, ou usar como componente na fabricação de seus próprios produtos, até mesmo apenas para revender. 

A sigla B2B vem do inglês, business-to-business, e significa negócio-para-negócio. É um processo muito diferente da venda para o consumidor final, correspondente ao B2C (business-to-consumer). 

O B2B costuma ser, em muitas das vezes, um desafio maior que o B2C, no sentido de que ao vender para empresas, se lida com um gestor de negócios, uma pessoa que deve considerar todas as variáveis e verificar se a compra do produto ou serviço será realmente vantajosa para seu negócio.

O gestor pensa que o serviço comprado deve ser uma solução que aprimore a empresa de alguma forma, com potencial para aumento de lucros e otimização de processos. Por isso, no mercado B2B, o marketing é utilizado como uma peça-chave, principalmente nesse processo, de forma que se passe a ideia de que o gestor fará a escolha certa ao optar pela sua marca.

Na realidade, esse processo é longo, envolvendo muitos processos, desde desenvolver uma confiança com o vendedor, até mesmo conhecer as ferramentas oferecidas e aprender a usá-las. Por isso, a eficácia do marketing é imprescindível, porque ela é equivalente às chances de fechar a venda. 

Existem alguns tipos de empresas que fazem transações B2B e falaremos sobre elas a seguir:

1. Empresas especializadas em fornecer produtos para distribuidores

Nesta categoria estão as empresas que vendem produtos para outros distribuidores. Estes distribuidores geralmente comercializam para outras organizações. Os negócios inseridos nessa categoria têm um público bem específico, podendo fazer uma alta segmentação de marketing B2B.

2. Especialistas da indústria

Nessa categoria, estão incluídas as empresas que são referência em uma indústria específica. Elas vendem para outras organizações que atuam na mesma indústria ou setor.

3. Fornecedores gerais

Os fornecedores gerais são aqueles que vendem produtos ou serviços para qualquer tipo de organização. 

É o caso, por exemplo, das agências de marketing, que vendem uma série de produtos/serviços para inúmeros segmentos do mercado, desde planejamento de estratégia até presença digital para empresas.

E como você pode fazer marketing B2B?

Abaixo citamos 5 estratégias de marketing B2B que se combinadas proporcionarão visibilidade da sua empresa para as outras:

1. Redes Sociais
Investir em redes sociais é importante. Aumenta a confiança na sua marca, além de ser uma oportunidade para demonstrar proximidade com possíveis clientes. O LinkedIn é uma rede que pode funcionar muito bem para quem atua nesse segmento.

2. Marketing de Conteúdo (Blog)
Através de um blog você pode criar conteúdos informativos para o usuário, demonstrando domínio da área e assim atraindo atenção para seu negócio. Esse tipo de conteúdo, mais detalhado e informativo também vai ajudar no posicionamento orgânico do site da empresa no Google (SEO).

3. Apresentações
Uma apresentação em slides pode ser a melhor forma de apresentar seu serviço/produto e como ele pode solucionar os problemas da empresa alvo. Além de facilitar a explicação por meio de ferramentas como gráficos e dados relevantes.

4. Eventos

Participar de eventos da área de atuação com a utilização de estandes para demonstração dos produtos ou serviços também funciona muito bem para se relacionar com o público alvo.

5.  Marketing de relacionamento

No segmento B2B as estratégias de relacionamento são muito importantes e geram muitos resultados para as empresas. Trabalhar o inbound marketing ou mesmo uma régua de relacionamento com o envio de informações por e-mail costumam funcionar e aproximar os consumidores, pois solucionam dúvidas e mostram como o produto vai ajudar a empresa.

É importante ressaltar a importância de uma campanha de marketing, afinal, as empresas que não investem em marketing hoje em dia perdem espaço para a concorrência. Por isso, procure uma agência e invista na imagem da sua marca com uma empresa de confiança.

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