O Marketing Esportivo basicamente é usar o esporte como uma plataforma de negócio. É uma ótima oportunidade para gerar novos clientes, fidelizar os antigos e também ter novas oportunidades para o negócio.
Além dos negócios, o Marketing Esportivo pode ser uma ótima ferramenta para emocionar, engajar e cativar o público. Para colocá-lo em prática, é necessário criatividade, estudar o fator emocional dos consumidores e gerar experiências que sejam memoráveis!
Hoje vamos explicar para você por onde começar e por que o Marketing Esportivo tem crescido tanto nos últimos tempos, confira:
Se existe algo capaz de unir pessoas dos mais diversos países por um só propósito, esse “algo” é o esporte. Os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, estão aí para provar isso. Foi pensando nessa paixão que o setor enxergou no Marketing Esportivo uma oportunidade de inovação.
Segundo um estudo de 2018 da Sports Value, o mercado de marketing esportivo movimenta 200 bilhões de reais por ano. E uma outra pesquisa da Sports Value, também de 2018, aponta que o faturamento do setor de varejo esportivo é de 260 bilhões de dólares ao redor do mundo.
Por que usar o Marketing Esportivo?
Uma grande vantagem do Marketing Esportivo é conseguir criar ações de marketing explorando a emoção dos torcedores por determinados esportes, times, eventos esportivos ou até mesmo por certo atleta. Essa ferramenta utiliza-se do sentimento que o esporte envolve para criar estratégias capazes de animar ainda mais o consumidor final.
Feito de maneira estratégica, inteligente e com foco, a eficácia do Marketing Esportivo é certeira.
A imagem de uma empresa associada a um evento, atleta ou time, torna-se mais agradável aos olhos de todos. Em Agosto a Conversa desenvolveu toda a identidade visual de um torneio que irá acontecer em Jundiaí, o 1º Torneio Julio Silva – Open de Tênis e mais uma novidade é que estamos patrocinando o evento!
Criamos desde o logo até as peças de divulgação, separamos alguns detalhes para vocês verem:
A logomarca pode ser fundamental para atrair novos clientes e deixar sua marca na mente das pessoas, confira o texto que fizemos sobre o assunto e que pode te auxiliar também, clique aqui.
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Qual a diferença do Marketing Esportivo para os outros tipos?
Quando falamos de marketing esportivo, existe uma peculiaridade envolvida: a ligação afetiva do consumidor. Essa diferença pode estar ligada nas imagens, vídeos e textos que a empresa irá divulgar sobre tal assunto.
Afinal, o esporte está diretamente relacionado com as emoções, seja a alegria quando o time do coração vence, seja a tristeza da derrota. Ou seja, o vínculo emocional é forte, e as empresas precisam usar esse elemento ao seu favor na hora de planejar as ações de marketing.
Tendências do Marketing Esportivo
> Esporte Feminino
De acordo com uma pesquisa de 2018 da Nielsen, 84% dos fãs de esportes em geral têm interesse no esporte feminino. E 60% da população está interessada em ao menos um esporte feminino.
Ou seja: quanto mais as marcas voltarem seu olhar para esse segmento, melhor poderão atender ao público.
> Realidade Aumentada
É uma tecnologia que simula o contato de uma pessoa com outra realidade, que não existe no mundo real.
Em um artigo para o LinkedIn, Rodrigo Garza, diretor global de marketing, afirma que as realidades virtual e aumentada têm o potencial de revolucionar a relação entre marca e consumidor.
“Imagine conhecer seus heróis esportivos favoritos ou experimentar a atmosfera do dia do jogo sem sair de casa”, diz o autor.
> eSports
ESports são modalidades de competições profissionais feitas digitalmente a partir de videogames e jogos de computadores.
Segundo um relatório de 2019 da Statista, a estimativa é que haja quase 300 milhões de espectadores frequentes de eSports até 2022 em todo o mundo. E espera-se que, nesse mesmo período, 347 milhões de pessoas sejam espectadores ocasionais.
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