Você sabia que o Natal pode render até 4 vezes mais que a Black Friday?!
Que o Natal é uma época muito especial todos já sabem, mas você conhece o potencial comercial que ele tem para o seu negócio?
Nos últimos anos, a data tem se tornado cada vez mais importante para lojistas e comerciantes de todos os lugares e setores. Pesquisas comprovam a relevância dessa época, através de números impressionantes de vendas e consumo.
Segundo a revista Veja, no ano passado, o gasto do brasileiro, principalmente com presentes, aumentou em 8%. Este número representa, em média, quase 60 reais por pessoa.
E quando se fala de compras pela internet, os números são ainda mais surpreendentes! Segundo o EbitNielsen, em comparação com o ano anterior, as vendas online no varejo brasileiro cresceram 44,6% em 2020.
Mas você não precisa de pesquisas para constatar o sucesso do Natal. É possível ver isso no seu dia a dia, na prática. Afinal, você provavelmente já saiu de casa neste mês e se deparou com estabelecimentos lotados e filas enormes por causa de promoções especiais deste período, não é mesmo?
Pois é, o Natal tem este poder!
Portanto, é extremamente importante que todos os empreendedores saibam como aproveitar essa grande oportunidade de negócios. A seguir, vamos lhe mostrar 5 dicas para lucrar mais e aumentar a visibilidade do seu comércio.
1 – Adiante-se, comece a pensar o quanto antes nesse período.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que as pessoas começam a pesquisar sobre presentes de Natal até dois meses antes da data. Isso quer dizer que a preparação para o mês natalino deve começar de forma adiantada.
2 – Uma boa promoção diz mais do que uma decoração.
Você não precisa de uma decoração enorme de Natal, com árvores, Papai Noel e presentes. Uma boa promoção mencionando o tema ou, por exemplo, mesclando Black Friday e Natal pode ser uma ótima estratégia.
3 – O bom e velho trabalho duro deve ser a base do seu fim de ano.
Os empreendedores com mais experiência já sabem que a “magia do Natal” é capaz de fazer um empreendimento render muito, mas é necessário que haja grandes esforços. Sabendo disso, está na frente quem pensa nesse período como um período de trabalho duro, não importa o setor.
4 – Calcular o estoque para o Natal é uma das partes mais importantes.
O cálculo de estoque é essencial para que você não acabe desperdiçando dinheiro na compra de itens que não terão demanda ou deixe de lado aqueles que realmente terão uma grande procura. Esse cálculo pode ser feito com base nas suas vendas do ano anterior.
Baseie-se nos seguintes fatores:
– o período de tempo da sua campanha de Natal;
– o total de vendas;
– o custo de tudo o que foi vendido;
– e, por fim, encontre o seu estoque médio somando o estoque inicial e final, depois dividindo por dois.
Seguindo esses passos você consegue acertar nas compras e diminui os riscos de prejuízos para a sua empresa.
5 – Inicie uma campanha de marketing.
Invista na sua campanha de Natal!
As pessoas procuram as marcas que elas conseguem ver. É essencial investir parte do seu lucro em anúncios nas redes sociais da sua marca, mantê-la ativa e chamar a atenção do público com novas promoções. Este tipo de ação pode gerar ainda mais lucro para os seus negócios.
Gostou dessas dicas, mas não sabe como colocar todas elas em prática?
Bem, nós podemos te ajudar!
A Conversa Marketing é uma agência com uma equipe preparada para atender todos os pontos necessários para o seu negócio brilhar no Natal. Contamos com a expertise dos nossos profissionais para oferecer uma comunicação realmente integrada, que envolve desde as redes sociais até campanhas em pontos de vendas e merchandising. Além disso, o nosso atendimento é sempre muito próximo ao cliente para garantir agilidade na solução de dúvidas e problemas.
Gostou das nossas dicas? Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato!