Estratégias de Marketing

Como você já deve saber, o Marketing é a alma do negócio. Empresas que investem nessa visão de negócio conseguem se sobressair no mercado e alcançar o seu público com muito mais eficiência.

É claro que isso também depende de uma alta gerência preparada e uma equipe qualificada para direcionar os esforços, já que investir na estratégia errada pode resultar em prejuízos para os negócios. Mas como saber qual a estratégia certa para o seu caso?

Bem, antes de mais nada é preciso conhecer as diversas estratégias existentes. Por isso, para te ajudar a começar a mergulhar neste universo repleto de possibilidades, trouxemos informações sobre 5 das principais estratégias de marketing utilizadas no mercado atualmente. Confira a seguir.

1 – Inbound Marketing

O inbound marketing é uma estratégia que utiliza conteúdos como “iscas” para atrair o seu público-alvo. Diferente do marketing tradicional, o seu negócio não precisa ir atrás dos consumidores, pois a ideia é que você ofereça conteúdos úteis e interessantes o suficiente para atraí-los até o seu blog, redes sociais ou landing pages e, depois, convertê-los em clientes através de um funil de vendas.

2 – Outbound Marketing

Este é o bom e velho marketing clássico. Ele ganhou essa nomenclatura recentemente, mas trata-se do conjunto de ações que busca comunicar e oferecer as soluções dos seus serviços ou produtos indo ativamente atrás do seu público-alvo.

Apesar de ter crescido em mídias tradicionais (jornais, TV, revistas, cartazes etc.), o outbound marketing também está muito presente no meio digital através de banners, pop-ups, anúncios no YouTube e muitos outros.

3 – Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento tem como objetivo construir uma imagem positiva da marca na cabeça dos seus clientes. Costuma ser muito importante para a prospecção, criação de autoridade no mercado e, principalmente, a fidelização de clientes.

É através dessa estratégia que a sua empresa pode fazer com que os clientes se tornem fãs, defensores e até divulgadores da marca. Como você deve imaginar, é uma ótima estratégia a longo prazo!

4 – Marketing de Guerrilha

Se a sua empresa quer chamar bastante atenção e fugir dos métodos convencionais para impressionar o público e criar uma experiência memorável, essa é a estratégia certa. Costumam ser ações mais baratas e que demandam muita criatividade para sair do comum e gerar o impacto desejado. Normalmente, ocorrem em locais públicos, eventos e outros lugares com grande circulação de público.

5 – Endomarketing

Às vezes, também é importante fazer marketing para dentro da empresa. E é disso que se trata o endomarketing, um conjunto de ações que têm como público-alvo os funcionários da sua empresa para engajá-los e torná-los embaixadores da sua marca.

Afinal, quem pode conhecer melhor o seu produto ou serviço do que as pessoas que trabalham diariamente com ele? A opinião deles pode ser crucial na decisão de compra das pessoas em seu círculo social.

Pronto, agora você já conhece algumas das principais estratégias utilizadas pelas empresas para alcançar os seus resultados. Alguma delas se encaixa nos objetivos da sua marca? Caso precise de uma ajuda para encontrar a estratégia certa e colocá-la em prática com eficiência, pode contar com a equipe da Conversa Marketing.

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