Entre descontos e correrias, uma grande estratégia comercial.

A Black Friday já caiu no gosto de consumidores e comerciantes, mas a cada ano existe um novo desafio de inovação para aproveitar bem as vendas nesta data.

A Black Friday já caiu no gosto de consumidores e comerciantes, mas a cada ano existe um novo desafio de inovação para aproveitar bem as vendas nesta data.

O mês de dezembro costuma ser muito aguardado pelo comércio por conta do Natal e réveillon, que aquecem o mercado. Mas, em novembro, também existe uma data muito aguardada pelos comerciantes e consumidores: a Black Friday.

O fenômeno da Black Friday teve início nos Estados Unidos e, por isso, sempre acontece após o Dia de Ação de Graças, que é celebrado como um feriado para agradecer, comer e ficar em família.

E, apesar de não comemorarmos este feriado por aqui, no Brasil, fizemos questão de importar a sexta-feira recheada de descontos. Desde 2010, quando ocorreu a primeira Black Friday, o número de lojas que aderem ao movimento só tem aumentado e isso mostra como esta estratégia de negócios gera bons resultados.

É claro que nem tudo são flores e, no começo, tivemos problemas com as famosas promoções chamadas de “metade do dobro”. Alguns comerciantes optaram por aumentar os preços de seus produtos antes da data e oferecer um falso desconto em cima deste valor inflado.

Nem precisamos dizer o quanto este tipo de manobra é errada, não é mesmo?!

Bem, a repercussão foi péssima e atrapalhou a adesão dos brasileiros à Black Friday, que começou a ser apelidada de “black fraude”. Mas como nada dura para sempre, o tempo passou e através de ações assertivas de empresas sérias conseguimos superar este capítulo ruim para recuperar a credibilidade merecida.

Hoje em dia, a Black Friday é uma das melhores datas para o consumo e é comum que empresas optem por fazer dias, semanas e até mesmo um mês inteiro de promoções.

Em relação aos negócios, é fundamental que os empresários se antecipem e façam um cronograma de ações específicas para a data. Também é importante realizar um inventário dos produtos para identificar aqueles que podem ter a maior margem para desconto.

Além disso, a comunicação é outro fator superimportante!

Algumas dicas que podemos fornecer são:

  • Crie posts para divulgar os descontos em todas as suas redes sociais.
  • Invista bastante em publicidade on-line como Google Ads, Facebook Ads e outros.
  • Coloque no ar uma campanha que comunique de maneira clara e objetiva as ofertas e vantagens que estão sendo oferecidas.

Seguindo todas essas dicas a sua Black Friday tem tudo para ser um grande sucesso!

E se precisar de ajuda, conte com a nossa equipe especializada da Conversa Marketing

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