Como funciona o algoritmo do instagram?

Se a sua empresa está nas redes sociais, principalmente no instagram, já deve ter escutado sobre como os algoritmos do instagram estão instáveis. Cada dia é uma nova surpresa e temos que ir nos adaptando com o que a plataforma mais entrega no momento. A pergunta de hoje é: a sua empresa está preparada para essas entregas?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Se a sua empresa está nas redes sociais, principalmente no instagram, já deve ter escutado sobre como os algoritmos do instagram estão instáveis. Cada dia é uma nova surpresa e temos que ir nos adaptando com o que a plataforma mais entrega no momento. A pergunta de hoje é: a sua empresa está preparada para essas entregas?

Hoje vamos te mostrar algumas mudanças que o instagram teve nos últimos meses e já estamos colocando em prática com nossos clientes. Lembrando que a plataforma sempre passa por atualizações, por isso, é muito importante estar junto a uma equipe preparada para essa mudança nos algoritmos se sua empresa não quer ficar para trás.

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem.

Recentemente, a própria rede social divulgou inúmeros dados que são analisados para definir o que é, de fato, relevante para aparecer cada usuário dividindo por categorias:
> Feed e Stories;
> Reels.

Como funciona o algoritmo para o Feed e Story?

Os algoritmos usados no feed e nos stories levam em consideração centenas de sinais, como são chamados os critérios para definir o que aparecerá primeiro. Nessas seções, o objetivo é destacar o que foi publicado pelas pessoas que você segue.Por isso, a rede social analisa, por exemplo, informações sobre o post. Isso inclui dados como o número de curtidas, horário em que foi publicado, quantas pessoas salvaram a publicação, e algumas vezes até a localização!

O Instagram afirmou que também avalia informações sobre o autor do post, o que inclui a frequência com que você interage com essa pessoa nas últimas semanas e se você costuma comentar nos posts dela. A rede social avalia ainda sua atividade recente, para entender os assuntos pelos quais você se interessa.

Nos stories a frequência de conteúdo e interação com o público é um ponto importantíssimo para você alcançar cada vez mais público também!

Como funciona o algoritmo para o Reels?

O recurso Reels ainda está em alta no Instagram e tem foco total no entretenimento dos usuários.

Pensando nisso, o algoritmo utiliza um processo para determinar a ordem do conteúdo com base no que os robôs consideram que seja interessante para cada usuário.

No Reels todos os detalhes são importantes: a trilha sonora escolhida, a compreensão do vídeo baseado em pixels e frames completos e a popularidade do vídeo em geral.

#FICADICA:
Uma das coisas que o algoritmo do Instagram em 2021 vem levando em consideração, assim como nos anos anteriores, é o uso de novas ferramentas. A tendência é de que, ao usar novas ferramentas da plataforma, o seu conteúdo poderá ter um alcance maior entre seguidores e usuários.

Um exemplo muito simples é o próprio Reels. Perfis que produziam conteúdo com a ferramenta assim que ela foi lançada pelo Instagram costumavam ter um retorno de alcance bastante satisfatório, incentivado pela própria rede social.

Como usar o algoritmo a favor da sua marca? 

1- Conteúdos relevantes para os seus clientes/seguidores.
Pense em conteúdos que irão agregar para o seu seguidor e que ele interaja com as suas publicações. Crie conteúdos que sinta vontade de comentar, curtir, salvar e até mesmo compartilhar! 

2- Acompanhe as métricas.
É muito importante você acompanhar semanalmente ou mensalmente os resultados das suas publicações. Quais deram mais certo nesse período? Qual horário as pessoas mais interagiram com o post? Entre outros detalhes que podem te ajudar no post perfeito.

3- Use as ferramentas dos stories.
Utilize as ferramentas como enquetes, box de perguntas para interagir com os seguidores! Além de ser ótimo para o algoritmo, você consegue extrair diversas respostas dos seus clientes e criar novos conteúdos em cima disso. 

Sua empresa está precisando de uma ajuda com os conteúdos e dicas para o Instagram? Conte com a Conversa Marketing para alcançar novos clientes e se destacar entre os seus concorrentes!

Entre em contato e vamos conversar, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *