O que são as Web Vitals?
São uma iniciativa do Google de fornecer uma orientação unificada dos sinais de qualidade essenciais de um site que visam proporcionar uma ótima experiência ao usuário na web.
Os proprietários de websites não deveriam ser experts em desempenho para compreender a qualidade da experiência que estão proporcionando para seus usuários.
A iniciativa Web Vitals tem como objetivo simplificar esse cenário e ajudar os sites a focarem nas métricas que mais importam, as Core Web Vitals.
Core Web Vitals
As Core Web Vitals são o subconjunto das Web Vitals que se aplica a todas as páginas da web, que devem ser medidos por todos os proprietários de sites e são revisadas por todas as ferramentas do Google.
Cada uma das Core Web Vitals representa uma faceta distinta da experiência do usuário, é mensurável em campo e reflete a experiência de mundo real de um resultado crítico centrado no usuário.
As métricas que constituem as Core Web Vitals irão evoluir com o tempo. O conjunto atual se concentra em três aspectos da experiência do usuário: carregamento, interatividade e estabilidade visual e inclui as seguintes métricas (e seus respectivos limites):
Largest Contentful Paint (LCP), ou Maior Renderização de Conteúdo mede o desempenho do carregamento. Para fornecer uma boa experiência ao usuário, o LCP deve ocorrer dentro de 2,5 segundos após o início do carregamento da página.
First Input Delay (FID), ou Atraso da Primeira Entrada, mede a interatividade. Para fornecer uma boa experiência do usuário, as páginas devem ter um FID de 100 milissegundos ou menos.
Cumulative Layout Shift (CLS), ou Mudança Cumulativa de Layout: mede a estabilidade visual. Para fornecer uma boa experiência do usuário, as páginas devem manter um CLS de 0.1. ou menos.
Para cada uma das métricas acima, para garantir que você está atingindo a meta recomendada para a maioria dos seus usuários, um bom limite a ser medido é o 75º percentil de carregamentos de página, segmentado por dispositivos móveis e computadores desktop.
As ferramentas que avaliam a conformidade das Core Web Vitals devem considerar que uma página passa no teste se atender às metas recomendadas no 75º percentil para todas as três métricas acima.
Por que devo adequar meu site às Core Web Vitals?
Como dito acima, as Core Web Vitals medem aspectos do site centralizados com a experiência do usuário. Um site que demora demais para carregar tende a perder muitas visitas, o que pode ocasionar um impacto negativo em suas estratégias e no rankeamento orgânico do site.
Sites com um alto índice de CLS, tendem a oferecer uma experiência negativa aos usuários, o que pode ocasionar em um não retorno ao web site, ou, no pior dos casos, deixar o site sem converter em lead, devido a instabilidade do layout.
Um site que preza pela experiência do usuário, tendo um tempo de carregamento baixo, boa estabilidade de layout e um rápido tempo de resposta na interatividade, tendem a ter mais sucesso em conversões de leads, retenção de usuário, retorno do lead e consequentemente um melhor rendimento do seu produto digital.
As Web Vitals não são tão recentes, elas apenas ganharam um destaque maior recentemente. Nos últimos anos, assuntos como a experiência do usuário, acessibilidade, usabilidade, entre outros, tomaram as pautas nas conferências de tecnologia ao redor do mundo, mostrando que o produto deve ser construído em torno de quem vai usá-lo: o usuário final.
Como posso saber se meu site está de acordo com as Core Web Vitals?
Se você tem essa dúvida siga esse passo-a-passo:
- Primeiro, acesse o site https://web.dev/measure/
- Copie e cole o endereço do seu site no campo destacado
- Clique em Run Audit e espere até o relatório aparecer na tela
Não se preocupe com toda a informação exibida, afinal o público alvo de todo esse conteúdo são os desenvolvedores, para proporcioná-los informações necessárias de melhoria e como resolver.
Role a tela um pouco para baixo até a seção Performance
Destacado, estão as métricas de Largest Contentful Paint (LCP) e Cumulative Layout Shift (CLS).
A First Input Delay (FID) requer um usuário real e, portanto, não pode ser medida no laboratório. No entanto, a métrica Total Blocking Time (TBT) é mensurável em laboratório, se correlaciona bem com a FID em campo e também captura problemas que afetam a interatividade. As otimizações que melhoram a TBT no laboratório também devem melhorar a FID para seus usuários.
Preciso ter 100 em tudo?
Não!
Claro que quanto maior a pontuação, melhor, mas dependendo da complexidade do produto desenvolvido, às vezes é completamente inviável buscar a pontuação perfeita. Sites com muitos “third party scripts” ou “scripts externos” tendem a perder um pouco em performance, assim como CSS inutilizado ou sobrescrito, e por aí vai.
Mas e agora, como adequo meu site às melhores métricas do Google?
Se você está lendo até aqui, provavelmente seu site precisa de melhorias, ou se interessou em saber como alcançar as melhores métricas.
Preferencialmente, um site deve ser criado desde o começo com a devida atenção às Core Web Vitals, deve ser pensado e planejado até a tecnologia usada para a criação do mesmo, podendo ser um fator impactante no resultado final das métricas.
Adequar um site já existente, melhorando seus aspectos como o LCP, FID ou CLS podem ser um desafio a depender do estado atual em que se encontram e da tecnologia usada.
Quer uma avaliação de performance e grau de melhoria?
Caso queira uma avaliação de performance para seu site, entre em contato com a ou chame-nos diretamente no WhatsApp!